quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Mão na Massa: Mais Material de Estudo

O título dessa mini-série é "Mão na Massa", mas mão na massa mesmo, necas ainda.

Isso porque ainda estou no Planejamento, a primeira fase de qualquer projeto.
Para planejar é preciso estudar. E para estudar, comprei mais livros.

The Dressmaker's Handbook of Couture: Sewing Techniques. Essencial step by step techniques for professional results (Lynda Maynard)

O Guia de Alta Costura da Costureira: Técnicas de costura. Técnincas passo-a-passos essenciais para resultados profissionais (tradução nossa). Esse livro pode ser encontrado na Amazon nesse link a partir de U$11,77.

Texto retirado da descrição do livro na Amazon e traduzido por moi.
"Recheado com dicas e técnicas profissionais, The Dressmaker's Handbook of Couture Sewing Techniques tira o mistério das técnicas de costura e acabamento que muitos costureiros assumem ser ou extremamente difíceis ou somente para estilistas profissionais.
Estilista e expert em costura, Lynda Maynard detalha cada técnica profissional com instruções claras em estágios simples de passo-a-passo. Uma vez que essas habilidades são entendidas, costureiros irão abraçar seus projetos de costura com mais confiança e habilidade para criar looks refinados e chiques. The Dressmaker's Handbook of Couture Sewing Techniques abre a porta para resultados belíssimos com melhor modelagem, métodos de contrução mais simples, e toques profissionais no acabamento. Lynda também explica vários "segredos" aparentemente difíceis, de confeccionar vieses e acabamentos para bainhas, cavas e golas à forrações e técnicas de estrutura. Além disso, ela ensina como dominar toques de acabamento desde pontos texturizados a estofamentos e apliques. Um guia completo com os tecidos ideais para cada técnica e fotos de moda inspiracionais também estão incluídos."

Achei que esse livro seria bacana por abordar técnicas de acabamento, principalmente. Além disso tem uma relação de "segredos" de profissionais da área de moda para ajudar a dar uma cara mais profissional aos trabalhos de costura.


The Complete Photo Guide to Perfect Fitting (Sarah Veblen)

O Guia Fotográfico Completo para um Caimento Perfeito (tradução nossa). Esse livro pode ser encontrado na Amazon nesse link a partir de U$13,55.

Texto retirado da descrição do livro na Amazon e traduzido com minhas incríveis habilidades em ingreis:
"Aqui está a referência definitiva para teste de caimento de roupas e transferência precisa de ajustes aos moldes! Não importa que tamanho ou silhueta você tenha, usar roupas que se ajustem corretamente faz com que você pareça e se sinta melhor. Invés de fazer mudanças comumente aceitáveis em moldes comerciais, o método apresentado neste guia está focado na maneira que uma roupa modelo se ajusta ao corpo. O tecido é manipulado para melhorar o caimento, e então essas mudanças específicas são feitas aos moldes. O resultado: moldes que se ajustam perfeitamente!
Com o Complete Photo Guide to Perfect Fitting você vai aprender:
- A importância dos eixos de ajuste e como usá-los durante um ajuste;
- Como reconhecer problemas com o caimento, como linhas de franzido e folgas;
- Como manipular o tecido para resolver os problemas de caimento mais comuns e usuais;
- Como transferir as mudanças de ajuste para seus moldes de forma fácil;
- Habilidades básicas para confeccionar moldes e assegurar alterações precisas.
Veja o processo de ajuste do início ao fim em roupas básicas ajustadas para pessoas reais. Então siga as soluções de ajustes para tipos diferentes de corpos. As lições que você vai aprender irão te ajudar a ajustar roupas em qualquer corpo."

Esse livro foi escolhido pelas lições para ajuste perfeito de roupas ao corpo. 
Confesso que estou em busca do corset com caimento perfeito e talvez, com o passar do tempo e adquirindo experiência, espero conseguir. As regras básicas para conseguir ajustar roupas devem funcionar também para corsets, não?


Couture Sewing Techniques: Revised & Updated (Claire B. Shaeffer)

Técnicas de Alta Costura: Revisado e Atualizado (tradução nossa). Esse livro pode ser encontrado na Amazon nesse link a partir de U$14,77.

Texto retirado da descrição do livro na Amazon e traduzido daquele jeito por mim:
"O mundo da alta costura é um lugar onde somente uns poucos privilegiados pode ter esperança de estar, certo? Errado. A historiadora de moda Claire B. Shaeffer abriu a porta para esse campo exclusivo no seu guia auto-orientativo para as técnicas que definem a alta costura. E agora, a bíblia da indústria, Couture Sewing Techniques, foi revisado e atualizado inteiramente - com novas fotos e um capítulo sobre tecidos especiais. Ninguém pode destrinchar a confecção de roupas em alta costura do jeito que Shaeffer faz, da arte da costura à mão ao domínio do acabamento das barras, até fechos clássicos e modelagem de uma roupa para o caimento perfeito. Leitores aprendem todo o básico - e mais importante: como aplicar as técnicas - em saias e mangas, bolsos e jaquetas, vestidos de gala, e mais. Fotos lindíssimas, ilustrações claras, e linguagem concisa combinados para fazer deste o mais completo curso de alta costura disponível."

Por fim, comprei esse livro porque estava muito bem recomendado e era referência em cursos de aprimoramento de costureiras. E todo aprimoramento é bem vindo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário